terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Comportamento



Um dos maiores problemas atuais na educação é, na minha opinião, o comportamento. Nem sempre é fácil lidar com este problema, pois o mau comportamento pode ter diversos motivos. Contudo é necessário ter em atenção alguns aspetos que nos podem ajudar a melhorar o comportamento das crianças.

É necessário estabelecer regras e limites, para que as crianças percebam o que podem ou não fazer dentro da sala. Da mesma forma é preciso que as crianças compreendam que os maus comportamentos têm consequências. Sempre que a criança tiver um mau comportamento é necessário que o mesmo tenha consequências como um castigo, como por exemplo ficar algum tempo fora do grupo de trabalho, ou deixar de realizar uma atividade que a criança gosta. Neste momento é importante ser firme, pois se oscilar as crianças vão perceber. Da mesma é também crucial saber reconhecer e elogiar os bons comportamentos, para que a criança se sinta motivada.
 É também importante perceber as causas do mau comportamento, pois tal pode levar à eliminação do mesmo. Por vezes, o comportamento pode ser reflexo de que alguma coisa se passa na vida da criança.



Deixo aqui alguns links para materiais que podem ajudar na questão do comportamento.

Regras de comportamento

Contrato de comportamento

Cartões de registo de comportamento

Sem comentários:

Enviar um comentário